Negócios que comercializam e instalam equipamentos de som, alarmes e películas protetoras para veículos estão por toda parte, podendo-se encontrar uma delas na esquina mais próxima. E como quantidade não é garantia de qualidade, quem deseja instalar, mudar ou atualizar o sistema de som de seu carro, substituindo os alto falantes comuns por caixa trio e som profissional, deve tomar alguns cuidados importantes para ter segurança do serviço adequado.
Por esta razão, a principal recomendação é procurar empresas, profissionais e produtos profissionais, certificados e adequados para seu tipo de veículo. Componentes inadequados ou uma instalação mal feita podem comprometer todo o sistema elétrico do veículo e a injeção eletrônica de seu motor e causar riscos e grandes e prejuízos.
Em relação a produtos, é preciso ficar alerta para comprar em loja autorizada de confiança e locais idôneos, legalizados e fiscalizados, para evitar comprar componentes falsificados que são sendo vendidos como originais.
Na atualidade, nem o seguimento de som automotivo escapou das garras da pirataria. Componentes como alto falantes, woofers e subwoofers, cornetas, players, tweeters amplificadores, e mesmo a caixa trio completa, dentre outros produtos de marcas e qualidade já consolidadas no mercado de som automotivo convivem com suas versões piratas de tal forma que é preciso ser bastante detalhista e observador na hora de escolher.
Com óbvios preços mais baratos, os componentes falsificados trazem para o mercado a uma questionável qualidade dos componentes e os riscos inerentes ao seu uso. E, consequentemente, retiram do consumidor o direito de assistência e garantias dos produtos, que as fábricas e fornecedores legalizados são obrigados a fornecer.
Se você está projetando um sistema de áudio para carros com caixa trio e som profissional, deve ficar de olho nas recomendações de fabricantes e é sempre é bom desconfiar de preços muito baixos e se possível denunciar a falsificação.
Em relação à instalação da caixa trio e som profissional, o maior cuidado deve ser em só fazer isso com pessoal qualificado e com competência em instalação de som e acessórios eletroeletrônicos automotivos, de acordo com as regulamentações técnicas, ambientais e de segurança, determinadas por lei. Para ter maior segurança de que vai circular pela cidade com o som que você realmente deseja no seu veículo, procure assessoria de profissionais no assunto. Assim, você evitará uma experiência desagradável.