Principais problemas e como fazer o conserto de trocador de calor

O conserto de trocador de calor vai corrigir todos os problemas que estão impedindo o aparelho de oferecer água quente na sua piscina.

Ainda que este aparelho tenha uma vida útil muito longa, há algumas falhas que são bem comuns geradas pelo desgaste natural das peças que compõem o equipamento.

Por isso, vamos listar os principais problemas em trocadores de calor e ainda te dar uma dica incrível que reduzirá as falhas dos mesmos.

3 principais problemas com o trocador de calor

Quando você notar uma dessas falhas no seu equipamento é hora de procurar pelo conserto de trocador de calor.

Essas falhas são:

  1. Temperatura baixa

Quando a temperatura da piscina estiver inferior ao que é esperado, o seu trocador pode estar com defeito.

Geralmente a redução da produção de calor está relacionada à falta de limpeza na instalação, impurezas podem obstruir os dutos e impedir que a troca de calor aconteça.

A melhor forma de evitar este tipo de problema é investindo na manutenção preventiva, realizando assim a limpeza dos dutos e bobinas e liberando espaços para que a máquina trabalhe com perfeição.

  1. Superaquecimento do trocador de calor

Outro sinal é o aumento do consumo de energia, o que pode indicar que o trocador de calor está puxando mais energia para poder funcionar.

Isso acontece quando o sistema está trabalhando mais para conseguir fazer a troca de calor por alguma falha na sua estrutura.

Além do gastos com energia, o superaquecimento do trocador de calor pode danificar o aparelho definitivamente, te forçando a comprar um novo.

O ideal é que você verifique essa falha com antecedência para impedir que danos maiores se instalem no sistema de aquecimento da água.

  1. Corrosão do trocador

Outro problema que vai te levar a contratar uma empresa de conserto de trocador de calor é a corrosão das peças.

As ações do tempo, a água e o sal podem causar ferrugem e corrosão dentro e fora do seu trocador.

Esse problema vai reduzir o bom funcionamento do equipamento, reduzindo a qualidade do aquecimento da água.

Para evitar que isso aconteça é importante manter o trocador de calor e outros equipamentos em um espaço fechado como a casa de máquinas para piscina.

Mas não é só isso, você deve fazer manutenções preventivas, onde o desgastes das peças são acompanhados e, se necessário, é feito o conserto de trocador de calor antes que uma falha maior prejudique venha a acontecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *