Transpaleteira: 5 dicas de como usar este equipamento

Adquirir uma transpaleteira traz várias vantagens para suas instalações, por este motivo é que o equipamento é tão importante para distribuidoras e armazéns.

Indicados para movimentação horizontal de cargas pesadas, a paleteira deve ser utilizada seguindo regras de segurança para então oferecer toda a eficiência que a fabricante assegura.

Para te ajudar a usar bem este instrumento, separamos cinco dicas de como usar uma transpaleteira, são dicas simples, porém muito importantes para todos os usuários.

1- Escolha uma boa marca

Sim, as dicas de segurança começam na escolha da marca da sua paleteira. Empresas como a Paletrans são reconhecidas por sua qualidade e grande gama de produtos.

Esta marca investe sempre em inovação e oferece ao mercado transpaleteiras com durabilidade e melhor usabilidade.

Por falar nisso, escolha um modelo que seja o mais indicado para as suas instalações, como a paleteira manual, hidráulica ou elétrica.

2- Peso da carga

Cada modelo tem um limite máximo de carga e isto deve ser respeitado. O excesso de peso pode danificar o equipamento, além de exigir muito mais esforço do seu operador.

Por isso, tenha sempre em mãos o peso máximo suportado pela transpaleteira e jamais o ultrapasse.

Se não tiver informações sobre o peso da carga, é melhor não carregá-la, ou escolher um modelo que suporte um volume maior.

3- Aprenda a posicionar a carga

Depois de saber o máximo que a sua transpaleteira suporta, aprenda a posicionar a carga corretamente nos garfos, garantindo o equilíbrio.

Antes de iniciar o transporte, verifique o estado do palete que será carregado, pois se ele estiver frágil, não suportará a carga e trará grandes prejuízos.

Este fator é muitas vezes negligenciado, mas todos devem ficar atentos quanto a isto, pois além de prejuízos materiais, é possível causar acidentes com perdas humanas, principalmente em estoques de cargas pesadas.

4- Não utilize paleteiras em rampas

As transpaleteiras devem ser usadas em superfícies planas. Rampas em raras exceções, desde que a inclinação não tenha mais que 6º. Caso contrário, o equipamento não suportará.

5- Equipamento em perfeito estado

Não podemos deixar de dizer que os equipamentos devem estar em perfeito estado, só assim você terá garantias de que a paleteira realizará o trabalho sem falhar.

Envie sua transpaleteira para revisão periodicamente e não deixe de consultar uma assistência técnica para restaurar as peças e fazer os devidos reparos.

Agora que você já sabe dessas dicas, ficará mais fácil manter a sua transpaleteira em perfeito estado e funcionando bem para realizar todas as atividades que sua empresa precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *